Sábado, 14 de Janeiro de 2012

Reunião de Câmara de 11/Janeiro/2012

NÃO PODE ACABAR !

serviço nocturno em Loulé, com recurso ao helicóptero

 

Paulo Jorge Simões Júlio, que foi distinguido, em 2008, com o prémio para o “Autarca empreendedor do ano”, sendo, então, presidente da Câmara de Penela, é, agora, Secretário de Estado da Administração Local, no actual governo.

Na última edição do jornal «Expresso», este governante escreveu: “… é crucial fixarmo-nos nos desafios de uma administração pública mais próxima dos cidadãos" (Expresso, 14/Jan/12, pg 32).

Este é um lugar-comum, mil vezes repetido pelos políticos de todos os quadrantes. Infelizmente, muitas vezes, não só as palavras não correspondem aos actos, como contradizem-nos.

Foi o caso do actual o presidente do INEM que, recentemente, admitiu pôr fim ao serviço nocturno prestado pelo helicóptero destacado no heliporto de Loulé.

 

A situação é tão mais bizarra sobretudo se considerarmos que esta Câmara determinou obras para a ampliação e remodelação do heliporto municipal, a fim de criar condições para que em Loulé seja possível a permanência de meios aéreos para operações de segurança, protecção e socorro, uma obra que totaliza cerca de 800 mil euros.

-.-.-.-.-.-

Tão estranha decisão do responsável pelo INEM, levou-me a propor, na passada reunião de Câmara, realizada no passado dia 11, a seguinte moção.

 

“ Recentemente, numa declaração difundida pela Agência Lusa, o presidente do INEM admitiu a intenção de esse instituto deixar de prestar serviço nocturno com recurso ao helicóptero estacionado no heliporto de Loulé, por este se demonstrar demasiado oneroso e de reduzido movimento.

 

Acontece que o serviço sedeado no heliporto de Loulé, serve toda a região do

Algarve e do Baixo Alentejo, contribuindo para uma imagem de tranquilidade, não apenas através da assistência que pode prestar a sinistrados graves, mas também na imagem positiva transmitida pelos mercados turísticos para a região.

Deste modo, a Câmara Municipal de Loulé,

- empenhada no bem-estar das populações servidas por este heliporto, convicta de que nenhuma possibilidade de salvar uma vida humana pode ser considerada «demasiado onerosa»; e

- ao mesmo tempo, buscando salvaguardar a imagem turística do Algarve,

delibera, apresentar ao senhor Ministro da Saúde a expressão do seu descontentamento, por tal eventual decisão do senhor presidente do INEM poder vir suspender o serviço nocturno com recurso ao helicóptero estacionado no heliporto de Loulé.”

UNANIMIDADE !

A Câmara aprovou esta minha proposta de moção e deliberou, por unanimidade e em minuta, apresentar ao Senhor Ministro da Saúde a expressão do seu descontentamento, por tal eventual decisão do Sr. Presidente do INEM poder vir a suspender o serviço nocturno com recurso ao helicóptero estacionado no heliporto de Loulé.

 

A unanimidade da aprovação da minha proposta prova que, quando é imperioso, para os assuntos que respeitam ao progresso de Loulé e para o bem-estar da sua população, o executivo autárquico é capaz de uma louvável comunhão de posições.

Viver em Quarteira

Nesta primeira reunião de 2012, no período de antes da «ordem do dia», apresentei duas questões, ambas respeitantes a assuntos relacionados com a freguesia de Quarteira.

1ª questão: 

Numa das Assembleias de Freguesia de Quarteira, durante o mandato anterior, (na qual também eu fazia parte), lembro-me que, quando da deslocalização do mercado semanal das quartas feiras, para a Fonte Santa, ter sido garantido, pelo senhor presidente da Junta, que estavam garantidos os transportes para o mercado.

De facto, existem alguns (escassos) autocarros da Rodoviária, mas subordinados a horários que não servem a população que pretenda frequentar esse mercado.

Como circulam em Quarteira os transportes urbanos, gostaria que fosse analisada a possibilidade de que os Transportes Urbanos de Quarteira, às quartas-feiras, introduzissem carreiras frequentes, alterando os seus circuitos habituais, incluindo paragens junto do mercado da Fonte Santa, de modo a melhor servir a população, permitindo, assim, às pessoas que não dispõem de transporte próprio e estavam habituadas a frequentar o mercado, o possam voltar a fazer.

Resposta:

O senhor vereador Aníbal Moreno, responsável pelo pelouro, prometeu analisar a proposta, estudando a forma de não prejudicar os actuais circuitos dos TUQs.

Comentário:  

Estou convicta de que, em breve, os TUQs poderão incluir paragens na Fonte Santa pois, mais importante que “não prejudicar os circuitos” é não prejudicar as pessoas a quem os circuitos se destinam.

 

 2ª questão:

 

“Gostaria de ser informada para quando está previsto o início das obras na Rua 25 de Abril, em Quarteira, e também para quando o início do Passeio das Dunas.”  

Resposta:

O Senhor Vice-Presidente informou que ainda não há previsão para o início dessas obras.

Comentário:

Em tempo de tão grave crise como a que atravessamos, será que tais melhoramentos para Quarteira não irão… “ficar para as calendas gregas"?

- o - o – o – o – o -

 

publicado por hortense morgado às 23:32
link do post | favorito

*quem sou eu

*Escreva-me

Este blog foi criado para si. Serei intérprete, junto da Câmara Municipal de Loulé, dos anseios, das sugestões ou das reclamações que os munícipes queiram enviar- me. Responderei tão depressa quanto me seja possível. hortense.morgado@sapo.pt

*pesquisar

 

*Outubro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


*posts recentes

* LÍDER DA BANCADA SOCIALIS...

* REMANDO CONTRA A MARÉ

* SONHEI QUE PODERIA SER ÚT...

* REUNIÃO DE CÂMARA DE 11 A...

* REUNIÃO DE CÂMARA DE 28 D...

* REUNIÃO DE CÂMARA DE 14 M...

* DIA INTERNACIONAL DA MULH...

* Reunião de Câmara 29/Feve...

* R. CÂMARA 15/FEVEREIRO e ...

* Reunião de Câmara de 1 de...

* Reunião de Câmara de 18 d...

* Reunião de Câmara de 11/J...

* Ano Novo

* Onde começa e acaba o esp...

* DIA DE Nª. Sª. DA CONCEIÇ...

* Cartinha ao Menino Jesus

* UMAS «FÉRIAS» MERECIDAS

* Reunião de Câmara de 19 d...

* SEXTA À NOITE

* Lembram-se da História?

*tags

* mensagens

* noticias

* o meu diário

* reuniões de câmara

* todas as tags

*arquivos

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Agosto 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

*links

*Visitas desde 09.11.2

web tracking

*estar atento

blogs SAPO
RSS