A sociedade habituou-se a ver na Escola um mero instrumento. O instrumento a que todos temos o direito de tudo exigir e ao qual nada somos obrigados a dar.
Exigimos que seja a Escola o «depósito» dos nossos meninos enquanto estamos a trabalhar ou até a preguiçar mas, quando somos chamados a uma reunião de pais, raramente temos tempo para gastar duas horas a saber como podemos colaborar.
Exigimos à Escola que ensine às nossas crianças e aos nossos jovens tudo aquilo que lhes há-de fazer falta na vida e para a vida, libertando-nos, assim, da maçada de termos de explicar-lhes o que eles devem fazer e como devem fazer.
Exigimos à Escola que eduque convenientemente os nossos filhos, incutindo-lhes princípios de vida, formas de convivência em sociedade e normas de vida democrática, como se não fossem as Famílias as primeiras responsáveis por essa educação.
Por sua vez, a Escola enforma-se num mundo fechado à Sociedade e à Família, onde só ela tem o direito de definir o que - e como – ensinar; um mundo especial, de especialistas, um mundo, a vários níveis, aristocrático e elitista.
Essa é a norma geral que todos nós, em maior ou menor grau, experimentámos. Mas esta regra geral admite, felizmente, honro-síssimas excepções, em que a vida escolar se abre à comunidade e em que esta corresponde, grata e entusiasticamente.
Fui convidada, há dias, na qualidade de autarca municipal, para participar, em Boliqueime, numa dessas demonstrações de mútua participação: a representação dum mercado medieval, em que alunos e professores foram promotores e protagonistas principais.
A comunidade boliqueimense respondeu positivamente. O resultado foi uma festa, um dia diferente, uma alegria de cor e movimento.
Para acabar com a dicotomia Escola/Sociedade, é pouco? É!
Mas foi um primeiro passo. E sabemos que um primeiro passo é sempre o mais difícil de dar.
Por isso saúdo Boliqueime e a sua comunidade escolar; desejando que, a este primeiro passo, se sigam, rápida e conscientemente, um segundo, um terceiro… Até que Escola e Comunidade consigam uma perfeita comunhão.
* LÍDER DA BANCADA SOCIALIS...
* SONHEI QUE PODERIA SER ÚT...
* REUNIÃO DE CÂMARA DE 11 A...
* REUNIÃO DE CÂMARA DE 28 D...
* REUNIÃO DE CÂMARA DE 14 M...
* DIA INTERNACIONAL DA MULH...
* Reunião de Câmara 29/Feve...
* R. CÂMARA 15/FEVEREIRO e ...
* Reunião de Câmara de 1 de...
* Reunião de Câmara de 18 d...
* Reunião de Câmara de 11/J...
* Ano Novo
* Onde começa e acaba o esp...
* DIA DE Nª. Sª. DA CONCEIÇ...
* Reunião de Câmara de 19 d...
* noticias
* autarquias
* blogs e jornais